Skip to content
Top Máximo

Implante capilar dicas e curiosidades

Implante capilar

Vamos falar sobre implante capilar e já iniciando com uma pergunta para você. Você tem medo de fazer o transplante capilar e não gostar do resultado? Ou de ter algum tipo de complicação?

Depois de 15 anos fazendo implante capilar e tendo feito mais de mil transplantes, onde já recebi pacientes na minha clínica de todo tipo, posso garantir que é um procedimento bastante tranquilo.

Eu separei aqui para você as principais causas, ou seja a calvíce que trazem esses pacientes para um implante. A primeira delas é o paciente que viu crescer cabelos mais que esperava que fosse crescer mais. Ele esperava um resultado melhor.

Depois que aquele paciente que não teve o crescimento de cabelo ou algum tipo de resultado artificial ficaram estigmatizados. E as pessoas percebem que ele fez implante.

E por último tem aquele paciente que fala que o transplante teve um resultado mais baixo e que o cabelo transplantado sumiu.

Como é feito isso porque o que acontece é que a gente pode reparar essas coisas e principalmente como você pode evitar isso.

Pessoas insatisfeitas com resultado do implante capilar

Tem algum tipo de causa principal para isso. A principal delas diz expectativa não foi bem. O resultado é que o implante pode não chegar com o resultado que você esperava.

Isso é extremamente importante antes do implante acontecer, as dúvidas devem ser tiradas durante a consulta médica. Digo que é obrigação do médico fazer o transplante e deixar bem claro os limites da cirurgia de cada caso.

Implante capilar

A gente tem um limite no implante capilar que se chama área doadora. Eu só posso pegar cabelos na sua própria cabeça, isso da área de segurança de trás. Não tenho a genética da calvície.

E eu também não posso gerar nenhum tipo de sequela. Isso faz com que eu tenha um teto máximo de raízes que eu posso usar. Esse teto muitas vezes abaixo da área da calvície da pessoa.

Então alguns pacientes onde não é possível fechar a calvície. Mas esses casos não têm solução.

Muitas vezes a gente consegue fazer um planejamento cirúrgico de forma que ele vai continuar com calvície residual, mas vai ter uma melhoria extremamente significativa principalmente na região da cabeça que mais incomoda.

Ele vai ficar mais livre para fazer a moldura do rosto e vai trazer mais jovialidade. Então se for o caso dele pode enfim resolver a dor do paciente que ele está sentindo.

Planejamento cirúrgico para bons resultados no implante

Isso tudo tem que ser alinhado com o planejamento cirúrgico. Cabe ao médico dizer os limites até onde pode ir a cirurgia. Qual o resultado que pode ser entregue.

O paciente deve esperar bons resultados da cirurgia. O implante capilar é uma cirurgia de eficácia e com um grau de satisfação altíssimo ao paciente.

Mais de 95 por cento dos pacientes estão satisfeitos com o resultado, que eles saibam exatamente o que pode ser esperado como resultado.

Segundo caso é aquele cara que não teve crescimento nenhum. Para esses casos existem dois tipos de situações.

Primeiro nem sempre a ausência de cabelo na cabeça, a famosa calvície é aquela clássica que a gente conhece sendo genética.

Implante capilar

Existem outros diagnósticos possíveis e muitos deles não têm transplante capilar como tratamento.

Vou citar um exemplo e a causa de doenças autoimunes que podem fazer com que o cabelo desapareça e as raízes são combatidas pelo seu próprio sistema imune.

Com isso você não vai ter o crescimento do cabelo ele vai sumir. Se você fizer o implante capilar vai crescer, devido que já transplantadas e também vão ser combatidas.

Isso é um exemplo entre muitos outros. Isso tudo é possível destrinchar durante o exame físico.

Então se você tem a indicação correta para o implante capilar, nem todo mundo que tem ausência de cabelo na cabeça tem indicação e um diagnóstico médico que precisa ser feito antes da cirurgia.

Outra questão no implante capilar é que se trata de uma cirurgia que tem uma curva de aprendizado. O médico precisa ter se especializado muito e bem treinado.

Além disso precisa ter uma série de equipamentos que são essenciais na cirurgia, como microscópios e outras ferramentas que a gente precisa.

Então o implante capilar precisa ser feito por uma equipe que esteja acostumada a fazer essa cirurgia. Não é uma cirurgia para quem não tem experiência.

Sempre digo que essa não é uma cirurgia que você aprendeu no Congresso e vai fazer no dia seguinte. O risco de você ter resultados é muito grande.

Principais sequelas de um implante capilar

Existem casos de pacientes que tiveram sequelas, pois são milhares de cirurgias feitas anualmente.

Sendo a principal a sequela do implante capilar um resultado artificial, exatamente aquele que as pessoas percebem que fez transplante.

Muitas vezes o paciente preferia ter continuado calvo do que ficar estigmatizado com essa cirurgia.

Isso por conta de fatores os principais como o uso da técnica antiga na década de 80, que deixava o cabelo de boneca na cabeça.

Pelo amor de Deus estava totalmente artificial. Mas em alguns lugares e a maioria dos pacientes fica muito satisfeito com o resultado.

Eu tenho muitos amigos que vieram me pedir para tentar naturalizar esses resultados. Outras questões também podem gerar resultado artificial.

Volto a dizer que tem que ter um bom planejamento, para deixar o aspecto da linha do crescimento do cabelo totalmente compatível com aquele paciente.

A essência do paciente com um cabelo já previamente existente, tem tudo para que seja um resultado natural compatível com a essência do rosto do paciente.

Então é importante que você procure um médico que tenha essas qualidades profissionais.

Agora existe uma cobrança muito grande dos pacientes por quantidade. Eles querem a maior quantidade possível e enxergam a quantidade como qualidade.

A gente tem uma faixa de segurança não há a genética da calvície e não existe mágica.

Se eu sair dessa área de segurança eu estou usando raízes que podem desenvolver calvície no futuro.

No implante capilar essas raízes quando são transplantadas daqui para a área de calvície, vão continuar avançando na calvície mesmo.

Então não existe milagre nem multiplicação em cativeiro das raízes e a gente tem um teto máximo. Então não existe essa que no Brasil são colocadas suas raízes, em outros lugares são colocadas mais raízes.

Um cirurgião ele tem o máximo de raízes e essa quantidade ele consegue o dobro. Não tem isso.

O bom cirurgião capilar que é especialista em implante capilar, vai sempre respeitar esse limite máximo que cada paciente impõe a cada área doadora.

Ele não consegue extrapolar esse limite. Porque tem o risco da gente usar raízes que são fora da área de segurança e são sujeitas a calvície.

Então todos são os fatores principais que trazem os pacientes para uma operação reparadora, solicitando reparar aquele primeiro resultado.

Como encontrar bons profissionais em implante capilar

E aí segue agora dicas para evitar isso. Primeiro antes de fazer a cirurgia pesquise sobre o médico, pesquise se ele tem experiência, se possível tente ter contatos com pacientes que já fizeram um tratamento com ele.

Isso vai servir para você saber do histórico, como ele atua e se ele segue os bons preceitos para cirurgia.

Segundo, nunca dispense a consulta médica. A consulta médica é importantíssimo e precisa ser feito. Todo o exame físico ajuda no diagnóstico correto.

O planejamento cirúrgico e principalmente o alinhamento de expectativas onde o paciente precisa saber tudo.

Ele vai sair da consulta e ir para cirurgia sabendo exatamente o que se espera por lá.

Pois é importantíssimo que haja noção de que existe um teto e esse teto da área doadora.

Isso vale para o Brasil e os Estados Unidos para a Europa para a China para qualquer lugar.

Não existe um lugar que faça aparecer mais cabelos para aquela área doadora. Então desconfie de promessas milagrosas.

Fique atento naquele planejamento cirúrgico que faz e acontece e que implanta melhor ou conserta qualquer tipo de calvície, independente do grau de avanços. Não existe mágica e sim bom senso.

Então cabe também ao paciente pesquisar essas coisas para que não seja enganado, com aquelas conversas de que em um lugar vai fazer milagres enquanto outros não.

Hoje em dia o conhecimento avança muito rápido nos congressos mundiais de implante capilar e de medicina com todos os especialistas do mundo.

Então não existe um lugar diferente que esteja fazendo uma técnica totalmente inusitada, que faça lá um lugar que promete uma coisa que todo resto todo do mundo.

A maioria dos lugares do mundo não fazem daquele jeito. Desconfia porque a medicina não tem mais essa discrepância de técnicas. Todo mundo segue bons preceitos.

Então aqui um breve resumo você pode e deve ter todas essas noções de coisas que podem dar errado.

Toda cirurgia que você tem total domínio para tentar evitar que isso aconteça com você. Seguindo essas dicas pode parecer bons resultados.

Veja Também: Cursos de inglês online vale a pena?